segunda-feira, 12 de março de 2018

Criando bons hábitos

Criar novos e bons hábitos requer disciplina, perseverança, exige mudança e, geralmente, o ser humano não gosta muito de mudanças. Gostamos sim de novidades, mas mudanças… nem sempre. Sabe por quê? Mudança requer esforço, tem que sair do comodismo, perseverar, trabalhar duro e muita auto disciplina.
A disciplina é um hábito interno que facilita a cada pessoa o cumprimento de suas obrigações, é um autodomínio, a capacidade de utilizar a liberdade pessoal. Isto é, a possibilidade de atuar livremente superando as condições internas e externas que se apresentam no dia-a-dia.
Fomos criados e disciplinados de maneiras diferentes e os gostos e hábitos de nossos pais também influenciaram muito na formação dos nossos. Hábitos, sejam os bons ou ruins, são criados pela repetição daquele comportamento.
As 24hrs de uma pessoa são feitas de hábitos e para mudar os ruins não é tão simples como tirar uma camisa e jogar fora, pois “eles” fazem parte de quem somos.  Mas podemos substituí-los com a prática e repetição dos bons hábitos! Afinal, não tem como ver resultado se mantivermos os dois (bons e ruins). É como água suja misturada com água limpa, a suja sempre vai sujar a limpa.
Segue uma pequena lista de bons hábitos diários para sua saúde:
1. Comer no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças, exemplo:
  • Café da manhã – um suco de fruta,
  • Lanche da manhã– uma maçã,
  • Almoço – salada de alface,
  • Lanche da tarde – uma banana
  • Jantar – creme de legumes.
2. Comer de 3 em 3 horas.
3. Comer 3 porções de lactoses ou derivados – Leite (preferível de soja), iogurtes e queijos brancos (ricota, mussarela, minas…)
4. Beber 1 ½ de água diariamente
5. Se exercitar no mínimo 3 x na semana por 30 minutos (iniciantes)
Bem, vou parar por aqui para não assustar vocês :).  Se você adquirir os hábitos desta lista, já terá e verá uma grande diferença na sua vida.
Pense no prazer e satisfação que os bons hábitos lhe darão.  Pense em criar novos hábitos em outras áreas da sua vida também, como acordar cedo, não chegar atrasada aos compromissos, ler, tempo para se arrumar, aprender algo novo, ajudar alguém, etc.
Primeiro criamos o novo e bom hábito e perseveramos em praticá-lo, lembre-se da repetição.  No início não é nada fácil, mas com o tempo ele se torna parte de nós. E aí então o hábito nos muda, e só depois é que vemos os frutos deste novo hábito em nossa vida.
Penso que todas nós queremos perseverar nos bons hábitos, então, que tal enfatizar mais uma vez quais são os seus deixando seu comentário?
Colaborou: Katia Cardoso
*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.
https://blogs.universal.org/cristianecardoso/pt/criando-bons-habitos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário