Mulheres da Bíblia em Tempo Real


Mulheres da Bíblia em tempo Real: Sara, submissão


Sara era linda, rica e casada com o homem que amava, lindo quadro, não é mesmo?
Mas a vida de Sara não foi nada fácil, ela teve que atravessar vários desafios.
O primeiro foi deixar a prospera cidade de Ur dos Caldeus, quando de repente Deus diz a Abraão, sai desta terra e vai para a terra que Eu te mostrarei.
Abandonar tudo e ir a um lugar desconhecido não é fácil, deixar a comodidade, o certo pelo incerto, principalmente para as mulheres ter que deixar sua casa tão linda, sua família, o lugar onde sempre viveu e foi feliz, para ir não sabe onde, é um convite nada alentador.
Mas Sara aceitou o desafio e mostrou sua submissão a Abraão e que estaria com ele em qualquer situação e ainda que as circunstancias não fossem as melhores ela decidiu seguir seu marido e seu Deus.
Sara servia ao seu marido Abraão com devoção, ela o respeitava ao ponto de tratá-lo por senhor.
Ela tinha porém um sofrimento profundo, sua realidade era nua e crua, não podia ser mãe.
Talvez ela não entendia porque isso acontecia, era frustrante naquela época ser uma mulher estéril, a mulher se sentia inservível ainda que Sara tinha o amor incondicional de seu marido.
Lidar com seu problema de esterilidade, sua vergonha de não poder dar ao marido um descendente, trazia dor e sofrimento para Sara.
Para piorar, ainda que foi sua idéia, tinha que ver a escrava grávida de seu amado marido, ela com certeza tinha ciúmes e se sentia zangada.
Esta carga parecia demasiado pesada, mas Deus havia feito um promessa e estava a ponto de cumprir.
Sara aprendeu a confiar nas promessas de Deus, a aos 90 anos realizou o seu sonho de ser mãe.
E você em meio a tantas tribulações tem escolhido seguir a voz de Deus, ou fazer sua própria vontade?
Em meio as lutas, tem confiado ou quer conseguir uma solução rápida, tentando resolver o problema do seu jeito?
Quando Deus lhe diz deixa tudo e vai, você pensa no que possui, no seu bem-estar ou renuncia tudo por amor a Deus?
E falando de marido, como você tem tratado o seu? Com respeito e submissão ou quer sempre ter a ultima palavra?
Foram dilemas que Sara e todas nos temos que enfrentar a cada dia, mas a decisão esta em nossas mãos.


Rebeca, namoro

O servo de Abrão tinha uma missão complicada, encontrar esposa para Isaque, um jovem rico, único herdeiro de seu pai, o prometido de Deus.
Os requerimentos eram que futura esposa de Isaque deveria ser uma mulher da mesma fe, claro que isto inclui qualidades como, trabalhadora, forte, piedosa e um coração disposto a servir.
Rebeca era uma encantadora mulher solteira e tinha grandes qualidades que chamavam a atenção de Deus.
Ela era virgem, se manteve pura esperando o homem que Deus tinha preparado para ela e não era amargada nem andava choramingando pelos cantos porque estava solteira, tampouco insinuando para os homens. Em lugar disso era muito dedicada, hospitaleira, prestativa e gostava de servir a todos.
Mas o dia da sua bênção estava perto, porem Rebeca precisava passar por uma prova de fogo. Ela não sabia de nada, mas sua atitude iria fazer a diferença e ela estava a ponto de colher tudo que havia plantado.
Chegando o velho Eliezer, criado de Abraão, cansado de uma longa viajem, pediu água a Rebeca, como sempre graciosa e prestativa ela logo lhe da água e também a seus dez camelos, mais uma vez mostrou seu coração de serva.
Esta atitude a fez alcançar a bênção, repare no detalhe, ela o serviu sem segundas intenções, pois não sabia quem ele era e qual era seu propósito.
Ela creu que isto vinha de Deus e sua fe a levou a deixar tudo para ir ao encontro de seu prometido.
Você já pensou que seu prometido poderá não estar na mesma cidade que você? Talvez a pessoa que Deus escolheu para sua vida, mora em outro estado, ou até mesmo em outro país.
Você esta desanimada porque não vê ninguém, que poderia ser a sua outra metade? Confie em Deus, Ele faz coisas surpreendentes.
Mas o que você esta fazendo para ser abençoada em sua vida sentimental?
Preste atenção nas seguintes dicas:
*Você esta buscando marido, atuando como uma mulher do mundo, ou será que você tem buscado adquirir qualidades que de verdade vão atrair o homem de Deus, como as que tinha Rebeca?
* Nunca chame a atenção de uma maneira errada, querendo seduzir com o olhar ou exibindo seu corpo, seja graciosa e discreta.
*Se seu coração esta ansioso e desesperado, é provável que você tenha tomado atitudes precipitadas e tem errado uma e outra vez.
*Talvez você tem se preocupado muito com sua beleza para conseguir marido, mas não esqueça que o mais importante é o caráter, a relação com Deus, o homem de Deus precisa de uma mulher de Deus, não apenas de um rostinho bonito.
*Algo muito importante, você deve buscar alguém da mesma fe, casar com um homem incrédulo pode trazer infelicidade e sofrimento para a sua vida, muito cuidado na hora de escolher. Melhor deixar Deus escolher para você, não é mesmo? Ele nunca erra.
*Se o seu sonho é fazer a obra de Deus no altar, cuide do povo de Deus, ame as almas, tenha intimidade com Deus e Ele cuidara de você.
* Seja sincera, nunca faça as coisas com segundas intenções, para aparecer, ou para receber algo em troca, mas faça porque de verdade você tem um coração disposto a servir, Deus conhece a intenção do nosso coração.




A mulher adultera, arrependimento

Para finalizar esta serie, gostaria de falar da mulher adultera.
A situação era de grande tensão, os escribas e fariseus levaram até Jesus uma mulher pega em adultério.
Todos estavam em volta e ela assustada, no centro da roda, prestes a ser condenada.
Pela lei de Moisés ela deveria ser apedrejada pelo seu pecado, na realidade eles buscavam ocasião para criticar o Senhor Jesus, se Ele concordasse com a pena de morte, iriam questionar Sua infinita misericórdia, se Ele a perdoasse iriam acusá-lo de desobedecer a lei de Moisés.
Sabiamente Jesus deixou a decisão nas mãos deles e lhes disse: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra”.
Todos eles, acusados pela própria consciência, se retiraram um por um, e ficou só Jesus e a mulher no meio, onde estava.
Então ela, escutou estas palavras que lhe trouxeram grande alivio: “Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais”.
João 8:1-8
Seja qual for o seu passado, ou os erros que você já cometeu saiba que o perdão de Deus está ao seu alcance.
Não se condene a si mesma, quando há um verdadeiro arrependimento Deus é misericordioso para perdoar.
Não olhe para seus acusadores, eles nada podem fazer, olhe sim para aquele que tem poder para perdoar pecados.
Muitas pessoas que um dia estiveram na presença de Deus e caíram em tentação não têm forças para voltar, talvez por vergonha do que os outros vão falar, por que se sentem acusadas ou simplesmente porque pensam que não merecem o perdão de Deus, pois falharam com Ele.
Essa carga é demasiado pesada para você, deixe Ele curar suas feridas.
Não perca mais tempo, a hora é agora, o Senhor Jesus te espera para te dizer: “Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.”

 

Safira, influência

Safira era esposa de Ananias, eles faziam parte da igreja primitiva de Jerusalém.
Por vontade própria eles prometeram vender umas propriedades e dar o valor para ajudar a igreja.
Mas quando tiveram o dinheiro em mãos, seu coração se encheu de cobiça e de comum acordo decidiram que só iriam dar parte do prometido e não o valor total.
Safira interrogada pelo apostolo Pedro, acerca da dupla cumplicidade mentiu, afirmando que tinha dado tudo.
Seu final foi triste, igual ao de seu esposo, pois os dois morreram, por causa do seu engano.
Ou seja um influenciou o outro a ser infiel e os dois colheram o fruto dessa decisão.
De que maneira você tem influenciado as pessoas que te rodeiam?
Seu esposo, suas amigas, seus vizinhos, você tem sido para eles uma boa ou ma influencia?
Nunca devemos estar de acordo com as coisas erradas e que desagradam a Deus muito menos incentivar alguém a fazê-las.
Quantas mulheres tem influenciado o marido de maneira negativa, ele acaba tomando atitudes erradas levado pelas palavras da esposa.
Quantos jovens se envolvem no mundo dos vícios, influenciados por seus “amigos”, quantas pessoas agem influenciadas pela sociedade moderna, pelo que vêem na televisão ou nas revistas?
Não se deixe enganar com palavras sutis, cuidado para não ser cúmplice do mal. 

   


A mulher Siro-fenícia, perseverança

 

Não queria deixar de fora desta serie “Mulheres da Bíblia em tempo Real”, a mulher siro-fenícia ou Cananéia.
A bíblia não fala seu nome, mas temos tanto que aprender dela.
Os cananeus eram um povo inimigo dos judeus, eles tinham outra crença e outros costumes.
Ela com certeza tinha escutado acerca dos milagres de Jesus e saiu ao seu encontro. Sua filha estava mal e precisava urgente uma solução.
Ela tinha muitas barreiras que a impediam de chegar até Ele, mas sua fé e coragem foi mais forte que qualquer preconceito.
Jesus no começo não fez caso, mas ela insistiu e ouviu esta resposta: “não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.


Com estas palavras era para ela deixar seus sentimentos virem a flor da pele, dar meia volta e ir embora, desistir sempre é o caminho mais fácil.
Mas com sua perseverança e consciente de que realmente não era merecedora, ela sabia que só Ele tinha a solução e humildemente respondeu: “Sim Senhor, porem os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.”
O Senhor Jesus ficou admirado com tamanha fé e teve que abençoá-la, não poderia ser de outro jeito.
Nós as mulheres, normalmente somos muito sentimentais, podemos estar cheias de fé, ser perseverantes, mas de repente deixar nossas emoções florescerem e em segundos tudo vai por água abaixo .
Uma palavra rude, uma repreensão, uma falta de atenção, já são motivos para nos entristecer e ficarmos arrasadas.
Não podemos permitir que por causa de sentimentalismos, nossa fe seja aniquilada.
Quantas pessoas já abandonaram a fe por coisas tão mesquinhas, porque alguém não deu bom-dia, ou virou a cara ou não respondeu e por isso deixou de alcançar o milagre.
Imaginem se a mulher siro-fenícia tivesse ido embora zangada com o “não” que Jesus lhe deu, sua filha jamais seria curada.
Viver pela fe é estar imune a todas essas coisinhas que querem nos atrapalhar de conquistar nossas bênçãos e desviar nossa atenção.
Fique atenta, seja uma mulher de ferro e não de cristal.

 




Marta e Maria, hospitalidade

Sempre se fala a historia de Marta e Maria, como se uma fosse a vilã e a outra a mocinha.
Mas vamos analisar bem o que podemos aprender das duas.
O Senhor Jesus costumava descansar na casa desta família quando ia a Betânia, que grande privilegio, com certeza Ele tinha um carinho muito grande por eles e se sentia bem recebido.
Maria, que mostrava uma grande sede pelas coisas espirituais logo se colocava aos pés de Jesus.
Ela esquecia tudo para estar com Ele, não havia nada que a pudesse distrair, ela não podia perder esta oportunidade.
Marta gostava do serviço da casa, de preparar as comidas, deixar tudo em ordem para seus convidados, ela era realmente hospitaleira.
Imaginem receber o Senhor Jesus em casa, ela queria que tudo estivesse perfeito, é de compreender, não é mesmo?
Porem Marta se irritou quando viu que sua irmã não ajudava em nada.
O Senhor Jesus teve que interferir, e de uma forma amorosa repreendeu Marta, não criticando sua preocupação pelo serviço nem rejeitando sua generosa hospitalidade.
Ele queria simplesmente que ela visse suas prioridades, colocando as coisas espirituais em primeiro lugar e que não criticasse a escolha de Maria.
Um tempo depois quando seu irmão Lázaro morreu, Marta mostrou que tinha grande fé em Jesus, crendo que Ele tinha poder para ressuscitar a Lazaro, como aconteceu de fato.
Nos dias atuais com tantos afazeres, devemos vigiar para não deixar de lado nossos momentos com Deus.
Não que vamos deixar nossa casa desordenada, mas há momento para tudo.
Sei que as vezes não tem ninguém para ajudar, e temos muitas obrigações a cumprir, mas no fim da correria fazer aquela oração de descarga de consciência, nos faz sentir que não demos o melhor para Deus.
De repente você tem trocado seu momento com Deus para estar na internet, vendo televisão ou falando horas no telefone, quando você olha o relógio vê que não sobrou tempo para sua vida espiritual.
São nestes momentos que se escolhe a pior parte, dando preferência a tantas outras coisas e esquecendo o mais importante.
Vamos ter as qualidades de Marta, mas sem nunca deixar de lado a boa escolha de Maria.

 



  Maria, serva

 

Deus precisava de uma mulher especial, para uma missão gloriosa.
Não quer dizer que ela não poderia ter falhas como qualquer ser humano, ou tinha que ser princesa, ou uma moça de família nobre e muito menos famosa.
Na realidade, Deus não estava buscando aparência, mas sim olhando o coração.
Mas então que qualidades deveria ter essa mulher para que Deus a pudesse usar para cumprir seu plano de salvação?
Seguramente, confiança, humildade, fidelidade, disposição para ser usada, uma vida que agrada a Deus e um coração totalmente entregado.
Deus encontrou isso em Maria, numa época em que aqueles que pecavam eram apedrejados, Maria que ainda não era casada com Jose, aceitou ser um instrumento nas mãos de Deus e dizer “sim”, mesmo sabendo que corria o risco de ser mal interpretada pelo noivo e até mesmo pela sociedade.
Como ficaria grávida sem estar ainda casada?
Mas como Deus é perfeito e pensa nos mínimos detalhes, tudo aconteceu de uma maneira que Maria jamais seria prejudicada, afinal de contas ela estava obedecendo.
Ela mostrou fe, obediência e seguiu á risca o plano de Deus.
Passou situações complicadas, andou fugida pois queriam matar Jesus, e passados muitos anos teve que assistir á sua crucificação pelos pecados do mundo, isso foi doloroso; ainda que logo depois sentiu a alegria de vê-lo ressuscitado.
Maria era espiritual para compreender que ainda que foi usada para que nosso Senhor viesse ao mundo, ela o reconhecia como filho de Deus e era sua seguidora fiel.
Não se preocupe se você vem de família humilde, não teve a oportunidade de estudar, é uma pessoa comum sem posição ou títulos, ninguém sequer repara em você.
Isso faz que você se sinta desprezada e inútil para realizar qualquer tarefa.
Não esquece, Deus não vê como vê o homem, o homem olha o exterior, mas Deus vê o coração.
E, se o seu agrada e ama a Deus, Ele vai usá-la como usou a Maria.

 



Ester, coragem

 

Lindos vestidos, sessões de beleza, aulas de etiqueta, manjares deliciosos, tudo que uma jovem podia sonhar.
A expectativa das meninas era grande, quem ganharia o concurso de beleza? Quem seria capaz de chegar ao coração do grande Assuero, rei da Pérsia?
Ester não podia imaginar que a partir daquele dia sua vida mudaria para sempre, ela estava destinada ao trono.
Ninguém imaginou, mas a escolhida foi aquela menininha órfã, criada pelo primo e judia.
Ester era linda, temia a Deus, ela era forte, corajosa e determinada. É verdade que agora ela vivia no palácio com todas as mordomias, mas seu coração não estava nele.
Uma trama estava sendo preparada contra os judeus e Deus precisava entrar em ação, com quem poderia contar?
Ester com sua fé admirável e destemida, era o único elo entre o rei e o povo.
Seguindo a direção de Deus ela, salvou seu povo de uma morte segura, colocando sua própria vida em risco, quando quebrou o protocolo da corte, apresentando-se diante do rei sem ser chamada.
Sua frase mais celebre “se perecer, pereci”, fez desta mulher uma heroína.
Deus usou Ester para cumprir Seu plano de salvação, como rainha ela era a única pessoa que Deus podia usar para salvar o povo de Israel do extermínio.
E você, até que ponto esta disposta a chegar para realizar o plano de Deus?
Nem sempre as coisas são claras, muitas vezes não compreendemos as situações, porque acontecem certas coisas, mas Deus trabalha assim.
Se lamentar e fazer-se de vitima não vai ajudar em nada. Olha só o exemplo de Ester, perdeu os pais não tinha ninguém no mundo a não ser o primo que a criou, mas a fe dela no Deus de Israel fez a diferença.
Não pense mais no seu passado, na pouca sorte que teve, na falta de oportunidades, ou nas injustiças que já sofreu.
Não importa as circunstancias, o lugar, ou o que digam, olhe para a frente, use sua fé, pois quando Deus age, quem poderá impedir?
Não há força humana que tenha esse poder.

 

Rute e Noemi, testemunho

 

Aqueles pareciam ser tempos felizes em Moabe, Noemi tinha seu esposo, seus dois filhos e suas duas noras.
De repente a morte chegou a sua casa, perdeu seu marido e logo seus filhos, de uma hora para a outra ela se viu sozinha e desolada, imaginem o sofrimento desta esposa e mãe, o único que ela tinha agora eram suas noras.
Ela insistiu que Orfa e Rute voltassem para a casa de seus pais pois ela iria regressar a Belém sua terra natal, Orfa voltou com a família, mas Rute escolheu seguir a sogra e o seu Deus.
O que será que Rute viu em Noemi que estava disposta a deixar sua família e sua cidade para segui-la?
Com certeza era algo que nem ela poderia explicar, mas nos sabemos muito bem o que era; a fe de Noemi no Deus de Israel, Rute via algo na sogra diferente, que a cativava e a fazia sentir prazer de estar perto. Seguro ela não era uma mulher chata e implicante, seu testemunho ganhou o amor de Rute que agora a tinha como mãe.
Assim partiram as duas, confiando e refugiando-se nos braços de Deus, que abençoou a ambas, Noemi tinha Rute para poder cuidar dela pois já era idosa e não podia trabalhar. Rute casou com um homem de Deus e foi muito feliz.
Rute teve filhos, imaginem agora a alegria de Noemi sendo avo e carregando um bebe no colo. Rute foi bisavó do rei David do qual segue a genealogia do Senhor Jesus.
Não é fácil lidar com este tipo de sentimentos, a perda de um ser querido, a mudança drástica de vida, a sensação de sentir que esta sozinha, desprotegida e abandonada, a hora de fazer uma escolha e que passam mil coisas pela nossa cabeça, o medo do desconhecido.
Parece que a pessoa fica sem chão. Mas quem nunca passou por alguma destas situações?
Todas nos já passamos mas sempre o que nos ajuda a não ficar paradas no tempo é o amor incondicional de Deus que cura todas as feridas e nos motiva a seguir em frente.
Quando achamos que tudo esta perdido, Deus nos mostra a luz no fim do túnel.

  

Dalila, sedução


Dalila cativou Sansão com sua beleza e seu charme. Ela era daquele tipo de mulheres que tinha que conseguir o que queria, ainda que para isso tivesse que fazer um drama e chorar a semana toda.
A mulher sedutora tem seus próprios métodos, é insistente, provocante e instigante. Dalila o adulou e persuadiu, ficou amuada e fez exigências.
Com sua habilidade de manipular e seduzir ela descobriu o segredo do marido e o entregou a seus inimigos a troca de dinheiro e sem remorso algum.
Afinal esse era o seu propósito desde o inicio.
Sansão nunca devia ter casado com uma mulher estrangeira, ou seja que não era da mesma fe.
Ser precipitados os levou a destruição, casar apressadamente só por causa da atração física é um passo perigoso.
Infelizmente na atualidade também vemos este tipo de comportamento e as vezes em mulheres que estão dentro das igrejas, mas com a única intenção de seduzir.
São mulheres que não respeitam compromissos e agem de modo consciente e intencional.
Elas sabem muito bem o que estão fazendo, sabem que está errado, mas querem ir ate ao fim.
A mulher sensual,usa seu poder de sedução para alcançar objetivos maquiavélicos e ambiciosos, sem tomar em conta a palavra de Deus.
Você já ouviu aquela frase, “não me importo se ele é comprometido, ainda não está casado, vou seduzi-lo ate ao fim, ele será meu.”
Ou aquela outra: “não me interessa se é casado, eu vou alcançar meus objetivos, vou ter o que quero ainda que tenha que passar por cima de todos”.
Sempre agem com segundas intenções, para conseguir já seja o homem, dinheiro, posição, promoção ou simplesmente pelo prazer de destruir.
Claro que o fim destas mulheres não será nada bom, pois Deus não tolera este tipo de comportamento.



  Débora, força

Débora era uma mulher de uma força admirável, ela era profetisa, juíza e esposa, sua vida deveria ser uma correria.
Ela cuidava de seu marido e sua casa, liderava e aconselhava o povo de Deus e ainda foi para a guerra. Isto que é uma mulher valente!
Alem disso ela entoou também um cântico a Deus em agradecimento pela vitoria que o Senhor lhe concedeu sobre seus inimigos.
Por seu empenho e dedicação ela foi nomeada, “mãe de Israel”, titulo bem merecido, você não acha?
Ou seja ela era mãe espiritual do povo, pois sua fe e coragem contaminavam e motivavam as pessoas.
Nos dias atuais não é diferente, a mulher tem que se desdobrar em duas para cumprir com todas as suas obrigações.
Casa, marido, filhos, trabalho, escola, igreja, oh são tantas coisas que parece não poder dar conta de tudo.
Levantar cedo, se arrumar, dar café para o esposo e sai correndo para o trabalho ou escola, depois de um longo dia, sai do trabalho e vai correndo para não chegar atrasada na reunião da igreja.
Volta para casa, prepara o jantar, dar atenção aos filhos, preparar tudo para o dia seguinte, quando termina não vê a hora de sentar um pouco no sofá e colocar as pernas para o alto; mas todavia lhe falta, tem que cuidar um pouco de si mesma; parece uma maratona.
Não te desesperes, acabas de descobrir que es uma super-mulher.
Mas assim como Débora era capaz de realizar tantos trabalhos, nós também podemos.
Basta saber organizar nosso tempo e depender de Deus em todas as situações.
Se coloque a disposição de Deus, Ele lhe dará condição de você fazer varias coisas ou será que você quer desistir, abandonar tudo e impedir que o propósito de Deus se realize em sua vida?
Peça a Deus que faça de você uma guerreira, seja na linha de frente do seu lar, ou no serviço a obra de Deus.
Se disponibilize, e Deus fará o resto.
Se é difícil ter muita coisa para fazer, pior é não ter nada.

  

 

Eva

 

Criada pelas mãos de Deus, Eva tinha uma vida perfeita, tudo era paz, alegria, saúde, tranqüilidade, a vida que qualquer mulher sonha.
Seu lar era lindo, não tinha falta de nada, era feliz com seu marido, tinham domínio de tudo, melhor impossível.
Mas de repente pela sua desobediência á palavra de Deus, seu mundo veio abaixo, sua sentença foi dura, seu erro lhe custou caro e Eva foi considerada culpada.
Seu pecado trouxe conseqüências terríveis para ela, seu marido e o mundo.
Imaginem que em um minuto sua vida deu uma reviravolta por causa de um ato impensado de querer fazer as coisas do seu jeito, ela que tinha uma vida maravilhosa, agora parecia que tudo era escuridão e morte.
Mas ainda havia uma esperança, Eva sabia que era culpada mas que poderia servir a Deus que é misericordioso e perdoa, ela iria gerar filhos e ser a mãe de todos os seres humanos, isto lhe trouxe um novo raio de luz.
Talvez você se encontra nesta situação, não conseguiu resistir a tentação do diabo e agora se sente perdida, vazia de Deus e desorientada.
Você não tem forças para lutar, perdeu a esperança ou talvez pensa que não é mais merecedora do perdão de Deus.
A vergonha que você sente das pessoas não te deixa seguir em frente, ou voltar para a igreja, mas saiba que sua vida tem grande valor para Deus.
Quando existe um arrependimento sincero, Deus é misericordioso para perdoar.
Levante-se e lute, pois ha um futuro por diante, assim como a Eva, Deus te dará um novo motivo para sorrir pois Ele e só Ele é a sua força.
Nos próximos artigos, seguirei falando de outra mulher da bíblia.
Através da vida delas, seus erros, suas conquistas, seus problemas, vamos aprender como lidar com os nossos nos dias de hoje.
Vamos ver com qual você se identifica.


Tânia Rubim



Nenhum comentário:

Postar um comentário