Hospitalidade


Hospitalidade X Exibicionismo


Hoje vamos aprender um pouco sobre a hospitalidade e seu verdadeiro significado, pois existem a hospitalidade que é praticada desde os tempos bíblicos, mas por outro lado existe o exibicionismo, que não é uma hospitalidade sincera e com amor.
Mais adiante, também falaremos de algo que aprendi faz pouco tempo, que hospitalidade não se refere somente a receber pessoas em casa, existem varias maneiras de exercer este dom.
Falemos primeiro da hospitalidade. Quando vamos receber alguém na nossa casa, devemos procurar dividir o que temos e o que somos para com nossos hospedes. Hospitalidade, se traduz em prover um lugar seguro, alimentar a pessoa, servir de bom grado, colocar as pessoas acima das coisas e não esperar nada em troca.
Deixar o quarto preparado com as coisas necessárias para que a pessoa fique  bem instalada é primordial, lençóis limpos na cama, toalhas de banho e o necessário no banheiro para suprir as suas necessidades.
Os detalhes também fazem a diferença, porque não deixar umas flores e uns chocolates na mesinha, é um lindo gesto.

Agora vamos falar do exibicionismo, este é quando a pessoa recebe alguém e está preocupada, não em servir, mas sim em impressionar as visitas, espera algo em troca, como louvor e admiração. Você fica focada em concretizar as expectativas dos outros e se enche de tarefas que escravizam e até mesmo se endivida.
Final das contas, não tem prazer em receber, pois se torna um fardo pesado.
Não estou querendo dizer com isto que você não se vai esforçar e dar o seu melhor às suas visitas, de modo algum.
O que quero mostrar é a intenção, pois com certeza se você faz com amor, ainda que não seja tão luxuoso, as pessoas irão se sentir bem, vendo sua dedicação em dar o melhor.
Vamos continuar a falar sobre  a hospitalidade no próximo artigo, dando algumas dicas para quem recebe e também para quem visita!


  Dicas Práticas


Como prometido vamos falar agora da parte prática da hospitalidade, pois nós as esposas de pastores sempre recebemos companheiros da obra em casa.
Quando recebemos alguém em nossa casa, a primeira coisa a fazer é procurar saber um pouco mais sobre a pessoa, caso não a conheçamos.
Buscar informação com alguém que a conhece mais intimamente, o que ela gosta de comer e até mesmo algumas informações mais pessoais, sobre perfume que gosta, cremes de corpo, shampoo, isso nos pode ajudar, e muito, na hora de preparar o quarto para a nossa visita.
Você veja como é importante a gente se informar, uma vez recebi uma amiga que tem alergia às flores, se eu não soubesse, iria colocar uma ramo enorme e ela iria passar mal a noite toda, dessa vez não coloquei flores, mas isso foi para o bem dela, kkk.
Claro que, quando você não tem como saber todas estes detalhes, não tem problema, você fará do mesmo jeito, segundo o seu gosto sempre pensando na pessoa e em dar o melhor para ela.
Então vamos lá recapitular os passos a tomar:
  
  
-       Deixe o quarto de visitas limpo, confortável e cheiroso.
-       Coloque lençóis limpos na cama, pijaminha no armário, umas flores e porque não uma caixinha de chocolates, não esqueça de deixar agua, pois podem sentir sede durante a noite e vão sentir vergonha de levantar e ir pegar na cozinha
-       Deixe no banheiro toalhas de banho novas e um cestinho de produtos básicos de higiene
-       Prepare a refeição para quando chegarem pensando neles, se a pessoa faz dieta, prepare uma sobremesa diet.
Deste modo seus convidados se sentirão cômodos e especiais, vendo que você preparou tudo exclusivamente para eles.
Deixe a pessoa à vontade para que ela se sinta como se estivesse em casa.
No caso do pastor mudar para outra cidade ou país e outro pastor ficar no lugar dele, tanto na igreja como na casa, então aqui entra de novo a esposa em ação. Deixar a casa bem organizada para a esposa que vai chegar.
Neste caso ela não vai usar o quarto de visitas, mas ocupará o quarto que era seu.
Siga de novo a listinha que fizemos acima, e não esqueça de deixar comida na geladeira para pelo menos três dias, a esposa está chegando, é nova na cidade, não conhece os mercados, os caminhos, então deve ter o necessário para poder se organizar e não ter que sair correndo procurar as coisas básicas.
Para facilitar você pode também deixar uma folha com todos os números e direções importantes, para desse modo a esposa e o pastor não estarem perdidos e tendo que buscar toda essa informação nas paginas amarelas.
Lista de telefones e direções importantes:
- da casa, pois eles chegam e não sabem a direção completa da casa nem o numero de telefone
- da igreja onde eles vão ficar
- do medico
- do dentista
- da escola mais próxima (caso você tenha filhos e possa prover esta informação)
- do salão de beleza
- numero das companhias de luz, agua, telefone, para que eles possam mudar as contas da casa
- numero da secretaria da igreja, caso eles precisem alguma informação
Parecem coisas sem importância, mas fazem toda a diferença para quem chega.
Certa vez quando mudamos de Estado, a esposa que veio para ficar no meu lugar, me disse, “obrigada, por ter deixado tudo tão arrumadinho, eu não precisei me preocupar com absolutamente nada, pude sentar e descansar da viagem sem precisar fazer nada”.
Que gostoso escutar essas palavras, você vê como vale a pena todo o esforço.
Eu posso ter viajado cansada, mas o prazer de saber que ela estava bem e pôde descansar me trazia uma enorme satisfação.
Então é nossa obrigação deixar tudo preparado para que o casal não tenha dificuldades para se instalar. Isso também mostra seu amor pela obra de Deus.
Continua no próximo artigo, ainda não deu para falar de quem está visitando, aguardem!

  

Sendo Hospede

Agora sim vamos falar sobre quem visita, pois quem é hospede também pode exercer de amabilidade para com quem o recebe.
Então o que podemos fazer quando visitamos alguém?
- Primeiro passo é: Avise a pessoa com tempo, sempre que possível, digo isto porque em alguns casos pode ser algo decidido de uma hora para a outra e não da para avisar com antecedência.
Se você avisa a pessoa com tempo, ela não será pega desprevenida e poderá se organizar, comprar as coisinhas que estejam faltando e dar o melhor para você.
Se a visita chega de repente, quem recebe vai se atrapalhar, talvez precisa sair para comprar algo que falta para a sobremesa, algo que faltou para a cestinha de produtos de higiene do banheiro, então a pessoa terá que correr muito para ter tudo o que será necessário e você pode sentir que não foi tão bem recebida.
Sempre há detalhes que se fazem na hora, por mais que a pessoa seja organizada, tem coisas que não se podem deixar prontas para quando tenhamos uma visita.
Isso mostra a consideração que temos pela pessoa que vai-nos receber.
-       Quando você esteja na casa da pessoa, não fique exigindo coisas, ela está oferecendo o melhor dela, então não fique reclamando,

apontando defeitos ou recriminando se ela esqueceu algum detalhe. Errar é humano e às vezes acontece. Se precisa de algo peça normalmente e ela lhe dará sem sentir-se mal.
-       Na hora da refeição, não reclame da comida, sempre que eu e o meu esposo ficamos na casa de alguém, eu sempre lhe digo isso, “amor, por favor não reclames da comida, não fales que ficou ruim, a esposa faz com tanto carinho querendo agradar, se a gente fala que não está gostoso, ela vai ficar muito triste”, é sempre bom avisar pois normalmente os homens não vê dessa maneira, kkkkk.
-       Permita que a pessoa que a recebe se sinta à vontade na sua própria casa.
Como assim? É incrível, mas às vezes acontece, a pessoa que está de visita é tão exigente, critica, reclamona, que intimida quem a recebe se tornando uma pessoa desagradável. Cuidado com isso, ajude a anfitriã a sentir-se bem, mostre que você aprecia sua dedicação em recebê-la.
Pense nisso e seja uma visita agradável, que deixa a pessoa que a recebe à vontade de exercer e mostrar seu carinho, dentro das suas condições.
Saiba compreender as limitações de cada um e se está nas suas mãos ensinar, então faça-o com amor e não condenando a pessoa.

 

Maneiras de ser hospitaleira

Quando comecei a escrever sobre a hospitalidade, não pensei que daria tanto do que falar, mas creio que ajudou a todas nós. Vamos agora falar do ultimo tema.
Se você me diz: E no caso de nunca, ou raramente recebermos alguém em casa, então como vamos exercer a hospitalidade? Eu também já me fiz esta pergunta algum tempo atrás.
Mesmo quando não recebemos ninguém na nossa casa, há varias outras maneiras de ser hospitaleira, ou seja, fazendo coisas que só você poderia fazer, tomando atenção nos detalhes, vejamos alguns exemplos:
-       ajudando a esposa que está do seu lado, de repente ela não dirige e você pode leva-la no dentista por exemplo
-       cuidando do pastor auxiliar que ajuda o seu marido na igreja
-       recebendo as pessoas na igreja com um sorriso bem agradável
-       oferecendo um café para a secretaria que ficou ali o dia todo trabalhando
-       ver a necessidade da alguma esposa e fazer algo a respeito

-       até mesmo em relação ao seu marido: se ele chega de uma viajem, você tem um jantar bem gostoso para recebê-lo
-       ir buscar um pastor no aeroporto que está chegando em seu estado
-       ter um gesto de carinho com as obreiras, no mês passado eu juntamente com as meninas do Godllywood, preparamos um café da manhã surpresa para as obreiras e elas ficaram muito felizes
-       se você vê que uma amiga está sobrecarregada de trabalho, você se dispõe em ajudá-la
-       Quando você vê que sua amiga de obra tem falta de algo e você tem de sobra, então você reparte com ela.
-       Quando chega uma nova esposa em seu estado e você a recebe com carinho, conversa com ela e não a deixa de lado fazendo-a sentir-se excluída.
Tudo isso é ser hospitaleira, você vê como não precisa receber gente em casa para ser hospitaleira?
Tem varias coisas que podemos fazer, se você tem mais idéias para acrescentar...



 http://taniarubim.com/










Nenhum comentário:

Postar um comentário