Amabilidade


"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."Mateus 24.12-13


Amabilidade – Parte 1

  

Quem quer ser amável? A resposta é fácil na ponta da língua, eu, eu. Hoje vamos falar de amabilidade, sempre atribuímos vários adjetivos à mulher virtuosa e este é definitivamente, um dos que não lhe podem faltar.
Mas afinal o que é ser amável? Isso vamos descobrir nesta pequena serie de quatro artigos.
Com certeza ser amável não se pode resumir somente no falar ou nas atitudes, engloba um conjunto de coisas relacionadas ao  comportamento.
Segundo o dicionário a palavra amável, significa: Digno de ser amado; sociável, simpático,
agradável, delicado: palavras amáveis.
E seus vários sinônimos são: atencioso, atento, cortês, dócil, gentil, obsequioso, respeitoso, amigável, acessível.
A lista era enorme, mas creio que já temos informação suficiente para conhecer e poder desenvolver esta qualidade.
Não se assuste coma lista, na prática não é tão dificil.

 




Amabilidade – Parte 2

 

 

Com a correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de ser amáveis com as pessoas. Sempre com pressa, impacientes deixamos de reparar em quem está ao nosso redor, em fazer um gesto a mais. Uma pessoa que possui amabilidade, carrega consigo varias atitudes que demonstram essa qualidade.
E é maravilhoso quando convivemos com alguém assim, que é amável, vejamos então como é o comportamento da pessoa que tem amabilidade;
Ela é:
Sociável – sabe conviver com as demais, é afável e generosa, é comunicativa e acessível, ou seja respeita a opinião dos demais não querendo impor a sua.
Simpática – é bem disposta, atenciosa e agradável, sempre tem um sorriso. Jamais é arrogante ou grosseira.
Gentil – sempre está pronta para ajudar, é sensível à necessidade das pessoas que a rodeiam, é atenta e generosa, atenciosa.
Dócil – ou seja é carinhosa, gosta de aprender, e é uma pessoa fácil de se lidar.
Acessível – ou seja uma pessoa a quem se lhe pode chegar, os demais sentem esse à vontade de se aproximar já seja para dar uma opinião, ou pedir uma orientação.
Respeitoso – isso não precisa nem explicar muito, a pessoa amável sabe respeitar, ela sabe a hora de falar e calar, ela sabe o seu lugar.
Obsequioso – ou seja ela da, não me refiro a presentes, mas ela da  sua atenção, do seu tempo, é prestativa e benevolente.
Agradável – ela agrada, satisfaz. Os demais se sentem bem do lado dela, pois não julga no falar, nem faz nada que humilhe os demais ou os faça sentir mal ou inferiorizados.
Creio que já deu para compreender o que é ser amável, deixe o seu comentário e diga como tem sido amável com quem está ao seu redor.

 


Amabilidade – Parte 3

  


Indelicado, desatencioso, rude, descortês, desamável, grosseiro, desagradável… Ups, o que é isto? Um insulto ou algum bombardeio de palavras?
Não amigas, isso é o contrario de amabilidade, a pessoa que não sabe ser amável ela acaba tendo as características citadas acima, mesmo sem se dar conta.
Veja o que diz a palavra de Deus sobre a amabilidade:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”  Filipenses 4:8
Muitas vezes a pessoa não consegue ser amável porque acha que os outros não merecem, ou quer pagar com a mesma moeda.
Amigas, nós não vivemos segundo a carne, vamos agradar a Deus, sem estar vendo se as pessoas são ou não merecedoras da nossa amabilidade.
Isto deve fazer parte da nossa vida, independentemente das atitudes dos demais, pois de outro modo nos tornaremos como eles.
Não devemos ser como os religiosos, que conhecem a bíblia, mas não a praticam, ou a praticam quando lhes convém.
Então, quem quer adquirir esta qualidade?

  

Amabilidade – Parte 4

 

Para finalizar, gostaria de deixar um exemplo da bíblia de quem foi amável, que se pode entender também como bondoso ou benigno. Sei que temos vários exemplos, mas gostaria de citar o do bom samaritano. Porquê?
Porque ele praticou a amabilidade com quem nem conhecia. Às vezes é fácil ser amável com quem se conhece, ou de quem se espera algo em troca, mas neste caso ele nem conhecia nem esperava nada e mesmo assim ele foi amável.
Creio que já conhecem a historia, depois que um viajante foi assaltado, este bom homem lhe presto socorro. Um sacerdote e um levita que haviam passado antes não lhe estenderam a mão, o que quer dizer que não adianta ser religioso se não se possui e pratica as qualidades que agradam a Deus.
Ele o ajudou, mesmo sabendo que o ferido era um judeu, ou seja um homem que odiava a sua raça, alguém de outra crença, pois judeus e samaritanos não se entendiam. Um homem que talvez nem o ajudaria se as posições tivessem invertidas, mas ele não olhou para isso, simplesmente usou de amabilidade, benignidade, que é um fruto do Espirito Santo.
Ele não olhou quem era, naquele momento viu um ser humano precisando de auxilio e fez tudo que estava ao seu alcance para ajuda-lo. É admirável, verdade?
Vamos fazer o mesmo, esta semana pratique a amabilidade com alguém que você nem conhece e deixe aqui o seu relato.
Espero ter ajudado com este tema, Deus abençoe.

Essa passagem está em Lucas 10:30-37

http://taniarubim.com/
















Nenhum comentário:

Postar um comentário