Servos do Altíssimo

Essa essência do servo...
É fazer a vontade do seu Senhor!

Série Exemplo de Servo


“Porém o maior dentre vós seja vosso servo.
Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a sim mesmo se humilhar será exaltado”
Mateus 23.11-12




Ele era submisso

“E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.” Marcos 14.35,36

Muitos são aqueles que querem fazer a obra de Deus, mas Segundo as suas vontades. Não são eles que se submetem à vontade de Deus e sim Ele tem que se submeter as seus desejos e caprichos.
Muitos realizam inúmeras orações só pedindo e fazendo exigências; eu quero isso; e que se faça assim; quero esta responsabilidade; quero fazer a obra em tal país; quero que meu marido cuide de tal igreja; quero porque quero!
Veja que não leu “quero fazer a Sua vontade e que ela se cumpra na minha vida.”
O Senhor Jesus ia passar por momentos angustiantes e terríveis, ademais, por levar os pecados da humanidade iria ter uma separação com o Pai e isso seria o pior momento. Ele pediu que se fosse possível Deus não permitisse que Ele passasse por aquele momento, mas logo em seguida disse: “não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.”
E aqui está a grande diferença entre o servo de Deus e o que serve a si mesmo.
Reflita se o seu comportamento tem sido de uma verdadeira serva de Deus e quais têm sido as suas reações quando:
·         é contrariada na obra de Deus
·         as coisas não saem exatamente como você deseja
·         você quer uma coisa e Deus determina outra totalmente diferente
·         você orou por um proposito e não aconteceu, pois a vontade de Deus para a sua vida não era essa
·         você está a contar com algo e não acontece.
Você tem fé para fazer a mesma oração que Jesus fez? Ou não está disposta a abrir mão da sua vontade? Pense bem, pois o que Deus quer ou planeja, por vezes é bem diferente daquilo que você imagina ou deseja!
Está disposta a se submeter?






Ele era acessível, nunca rejeitou ninguém
 “E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?
E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.
Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.”
Marcos 5:30-34
A mulher hemorrágica estava com medo de explicar sobre o milagre recebido, já que pela lei judaica ela nem poderia estar ali no meio da multidão, era considerada imunda pelo fluxo de sangue que padecia.
Jesus não a julgou ao contrario admirou e elogiou a sua fé.
Nosso exemplo de Servo sempre estava focado em socorrer os aflitos, sempre colocava a vida das pessoas acima de qualquer coisa .
Como é você diante de situações incomuns? Você costuma ser misericordiosa, compreensiva ou logo julga as pessoas?
Ou será que você tem sido parcial? Com quem você gosta e admira, age com paciência, compaixão, compreensão, mas quem não lhe agrada tanto você é dura e implacável.
Já se perguntou se você causa medo nas pessoas? Você é acessível para que se aproximem e lhe peçam ajuda, ou afasta as pessoas com sua maneira de ser e agir?
Talvez as pessoas se sentem rejeitadas só pela maneira que você as olha ou as trata.
A mulher hemorrágica sentiu medo por estar infringindo uma lei, não medo de Jesus.
Devemos sempre meditar como é o nosso comportamento em toda e qualquer situação, pois Deus nos prova em cada uma delas.
Não posso pensar que Deus se agrada quando sou justa com certas pessoas se ao mesmo tempo sou injusta com outras.
O nosso caráter tem que refletir o caráter de Deus para com todos, de modo algum o mau comportamento das pessoas pode influenciar o meu, ao ponto de agir como elas.
Pense e veja se você tem sido a mesma para com todos, ou se tem rejeitado alguém que precisa de sua ajuda, atenção, paciência e compreensão.
Se tem agido assim com alguém, se aproxime dessa pessoa e faça como Jesus, dê o seu melhor a ela.

O Senhor Jesus foi atencioso com aquela mulher, a compreendeu e ajudou resolvendo o problema dela.




A obra O consumia
 “E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão.” Marcos 3:20
A quantidade de aflitos era tanta que Jesus e Seus discípulos não tinham sequer tempo para se alimentar.
Sua dedicação em favor dos sofridos era incessante.
O prazer do servo é servir, se tem um que não gosta de servir então não é servo.
Muitos gostam de servir do modo que lhes convém ou lhes agrada, sem sair da sua zona de conforto, sem ser contrariado, ou em algo que não exija muito deles.
O verdadeiro servo está disposto a ser usado pelo Senhor segundo a Sua vontade, ainda que o que lhe peça possa contrariar suas vontades ou desejos.
Fazer somente o que nos agrada é muito fácil e prazeroso, e quase nunca Deus pede para você algo que lhe traga muita comodidade, mas o que Ele crê necessário para a Sua obra e ao mesmo tempo para a sua vida e assim torna-la uma melhor serva.
Quando o servo quer escolher já mostra que não tem espirito de servir, imagine se todos os servos quisessem servir no salão da igreja, quem iria cuidar das crianças?
Jesus não escolheu vir ao mundo ser humilhado, maltratado, desprezado e morrer por todos nós pecadores, mas Ele cumpriu com a missão que o Pai lhe confiou.
Você está disposta a cumprir com a missão que Deus te deu:
·         na igreja que frequenta (já seja na evangelização, limpeza, EBI, FJU, atendimento)
·         em sua casa com sua família
·         servindo as autoridades espirituais (normalmente não ha dificuldade nisso)
·         servindo os seus subordinados (aqui já observamos uma certa resistência)
·         servindo o povo da igreja
O servo de Deus serve a todos de igual modo e com a mesma dedicação, os servos de si mesmos só servem a quem lhes pode dar algo em troca.
Como tem sido a sua dedicação na obra de Deus? Você tem tido prazer em servir ou faz tudo como se fosse uma mera obrigação?




Eu vim para servir
Não poderia iniciar esta série com outro assunto que não fosse servir, pois disso estaremos falando, do nosso exemplo de Servo, o Senhor Jesus, vamos aprender com Ele como servi-Lo mais e melhor, talvez irá descobrir que O serve do seu jeito e não como Ele ensina.
Podemos afirmar que na sua maioria as pessoas que desejam servir a Deus e se dispõem ser obreiras, esposas de pastor ou evangelistas, carregam consigo o anelo de doar-se, serem úteis.
Mas talvez com o tempo, a conquista de responsabilidades ou a posição que ocupa na obra, foi perdendo esse desejo de servir e agora quer ser servida, se cansou de dar e agora quer receber.
Quando o servo perde o prazer de servir, então deixa de ser servo, pois os que são servidos são considerados senhores e não serviçais.
Muitos almejam alcançar uma posição de destaque na obra de Deus, trabalhar numa igreja maior, ter pessoas baixo sua responsabilidade, então começa aquela luta pelo poder com a intenção de ser servida, se sentir mais importante, pensa que se estiver nessa situação será mais respeitada, terá pessoas para servi-la e ela não precisará mais fazer o que antes fazia.
Analisemos agora o que Jesus pensa a respeito, e Sua resposta a essas pessoas:
“Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal.  E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos.  Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” Marcos 10:43-45
Se Ele sendo Deus não teve essa pretensão, porque nós simples humanos teríamos?
Ele deixou-nos Seu exemplo, mas infelizmente não é isso que temos observado, pelo contrario, vemos “servos” que são capazes de qualquer coisa para alcançar seus objetivos, não importa se vão prejudicar alguém para atingir seus propósitos, pessoas que fazem parte da obra mas pensam muito mais em si do que naquilo para que foram chamadas. Às vezes até “servem” aos olhos das pessoas mas dentro de si não queriam estar ali, não fazem com prazer, servem tristes, com limitações, dão o melhor quando tudo está de seu agrado mas quando está contrariada, se sente desfavorecida faz de qualquer jeito, porque serve aos homens e não a Deus.
Para concluir podemos dizer uma só coisa, aqueles que pensam e agem diferente do seu Senhor, são carne e não Espirito, ainda não foram revelados e por isso não conseguem enxergar mais além do seu umbigo.
Responsa para si as seguintes perguntas:
·         Você serve de igual modo os que estão acima e abaixo de você?
·         Você serve da mesma maneira quando tem alguém por perto ou estando sozinha?
·         Você serve com prazer ou sempre reclamando?
·         Você diz sim com a boca mas no seu interior murmura?
·         Você serve por iniciativa própria ou só quando alguém lhe manda?
·         Você gosta mais de servir ou ser servida?
 Faça uma analise e veja se tem sido serva ou senhora.
Você veio para servir ou ser servida?
Beijocas, aguardo vocês aqui na sexta com o próximo post, mas seguimos com os posts para as jovens na terça e mães e filhas na quarta.





Ele não era egoísta nem ciumento
Quando falamos de egoísmo logo pensamos que como servos de Deus não encaixamos nessa condição, afinal doamos nosso tempo e nossa vida em favor dos demais.
Analisando as atitudes do Senhor Jesus observamos que Nele não existia um pingo de egoísmo sequer.
Veja só:
“ E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que, em teu nome, expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais, porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Porque quem não é contra nós é por nós.” Marcos 9:38-40
Verificamos um certo egoísmo e ciúme nos discípulos, talvez por pensarem que somente eles tinham esse direito de servir e ajudar as pessoas, ao que Jesus contrariou de forma contundente, afinal quantos mais servos melhor, porque limitar aqueles que querem contribuir com a obra de Deus, porque pensar que eu sou a única que tenho condição para fazer determinada coisa?
Pensemos em nós mesmas, façamos uma analise sobre este assunto pois tudo que queremos descobrir deve ser perguntado e respondido:
1.    Quando você vê uma nova serva sendo colocada na obra, qual é a sua reação? Você fica feliz ou não gosta?
2.    Você se sente superior aqueles que não servem a Deus ou que têm menos tempo servindo?
3.    Quando observa alguém recebendo uma responsabilidade na obra de Deus, você se alegra ou fica enciumada?
4.    Você tem prazer em abençoar os demais, ou quer tudo só para si?
5.    Costuma delegar tarefas ou quer fazer tudo com receio de que a pessoa sobressaia mais do que você?
6.    Você costuma se colocar no lugar das pessoas? Parece fácil, mas na prática não é tão simples.
7.    Quando uma amiga recebe um elogio, você fica com ciúmes? E você costuma elogiar ou só critica? Isso pode ser ciúmes.
8.    Quando um companheiro de obra é abençoado, o que desperta em você, alegria ou inveja, por achar que você merecia aquela benção?
9.    Você pensa sempre primeiro em seu bem-estar, suas necessidades ou consegue enxergar as de quem está à sua volta?
10.  Quando alguém se oferece para te ajudar, você deixa ou logo diz que não?
Penso que as respostas a tais perguntas dar-lhe-ão uma demonstração exata se você tem sido egoísta e ciumenta ou não.
Em todo seu ministério, Jesus jamais mostrou uma atitude egoísta, Ele contava com todos que estivessem dispostos a servir e ajudar o próximo.
Todos podem contribuir de alguma maneira com a obra de Deus e todos são de igual modo importantes.
Se detectou algo contrario ao comportamento de Jesus, determine mudar isso agora. Mas como, você pergunta?
Vigiando a si mesma, se policiando, pois quando estamos atentas a nós mesmas podemos controlar e dominar nossas atitudes e decidir o que fazer, falar, pensar ou sentir.
Deus abençoe a todas as servas de Deus.





Ele era ousado e destemido

 “E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.
E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?
E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
E disse-lhes: Por que sois
 tão tímidos? Ainda não tendes fé?” Marcos 4:39,40
Jesus usou a sua fé para trazer calmaria ao mar. A fé destemida não surge nos momentos de calmaria, mas sim nos momentos de adversidade.
Muitas vezes Deus permite seus servos passarem por provações e desertos para que sua fé se desenvolva e eles alcancem um nível de maturidade espiritual mais elevado, assim como perseverança e confiança.
Num momento de turbulência Jesus não se desesperou, ao contrário Ele usou a fé para obter resultados. Falar com o vento e com o mar são resultados da fé sobrenatural. Ele queria mostrar que até o mais improvável podemos conseguir através da fé.
Em oposição ao medo Jesus estabelece a fé, Ele censurou a timidez dos discípulos, ou seja a sua falta de coragem, então não podemos pensar que Ele elogiaria nossos temores.
A preocupação é sem duvida um adversário feroz.
As lutas são inevitáveis, mas a pergunta é: como tem sido sua fé quando as coisas fogem do controle, quando o vento sopra mais forte e o mar quer te afogar?
Reflita nas seguintes questões:
*você se desespera e não consegue usar a fé
*não tem confiança de que Deus está no controle e tenta resolver a situação com a força do seu braço
*você fica triste e demonstra para que todos saibam que está vivendo algo difícil
*você se revolta com Deus, como os discípulos que naquele momento que foram até rudes ao dizerem a Jesus “não te importa que pereçamos?”
As suas respostas te mostram qual tem sido a sua fé, as suas reações demonstram o nível da sua confiança.
Talvez o mais fácil ao ler a passagem acima seria criticar os discípulos, mas será que nunca agimos como eles?
Quantas vezes deveríamos ter sido fortes e fomos fracas?
Quantas vezes deveríamos ter confiado e nos desesperamos?
Quantas vezes deveríamos simplesmente ter esperado em Deus e quisemos tomar a frente?
Quantas vezes deveríamos ter usado a nossa fé e ficamos alimentando as nossas emoções?
Vamos refletir como temos servido a Deus e o que temos passado para as pessoas, pois quem vive na emoção seguramente não irá passar fé a ninguém.
Conte-nos uma experiência sua relacionada com este tema.

Beijos a todas!



Ele era sensível à necessidade das pessoas
“E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.

E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.” Marcos 3:4,5
Nesta passagem bíblica vemos que os religiosos sempre colocavam as tradições acima das pessoas, assim que se alguém precisasse de cura no dia sábado, considerado o dia do repouso, eles não prestavam socorro, não faziam nada para salvá-la, já Jesus colocava sempre as pessoas acima das tradições.
Aliás Ele indignou-se ao ver a indiferença dos fariseus em relação ao homem da mão ressequida, simplesmente não se importavam, não tinham compaixão.
Jesus não iria deixar passar a oportunidade de fazer o bem só porque era dia sábado, o prazer dele era curar e abençoar as pessoas independente do dia da semana ou de qualquer restrição, afinal não devem haver limitações para fazer o bem.
Na obra de Deus nós temos a oportunidade de ajudar e fazer o bem todos os dias, mas alguns fazem uso de desculpas para não atenderem às necessidades dos que precisam de ajuda. Não me refiro somente ao povo da igreja, mas todos que te rodeiam, como família ou companheiros de trabalho.
Talvez você pensa que não atua como os fariseus da época de Jesus, ou seus motivos sejam diferentes dos deles, mas a ação acaba por ser a mesma.
Antes de refletirmos quero deixar claro que estes pontos estão relacionados com   as pessoas que servem a Deus no Altar pois entregaram suas vidas para servir em tempo integral, ou as que têm esse mesmo desejo, pois quem serve no átrio tem suas obrigações lá fora e não está disponível a todo o momento:
– você marca um passeio com suas amigas, mas nesse dia o pastor pede-lhe que faça uma visita urgente a um doente. Você desmarca seu passeio e acode ao necessitado ou diz que não vai porque tem um encontro marcado?
– Talvez a esposa de pastor que mora com você tem alguma necessidade ou precisa de ajuda, você é sensível a isso ou faz vista grossa?
– Seu marido precisa de sua ajuda, ou simplesmente quer a sua companhia na igreja, no entanto você quer ficar em casa. O que irá prevalecer, a sua vontade ou o desejo de agradar seu esposo?
– Imaginemos que é o dia da sua folga e há necessidade de fazer algo na igreja, como você reage? Diz que não vai pois é seu dia de descanso ou atende à necessidade da obra de Deus?
– Digamos que você até faz o mencionado acima, você nega suas vontades e deixa seus planos de lado para atender às necessidades da obra. Mas como o faz? De bom grado ou reclamando e murmurando o dia inteiro?
São exemplos do nosso dia a dia, mas talvez você não tem prestado atenção nesses detalhes e tem colocado seus prazeres ou sua rotina acima da obra de Deus. Foi isso que os religiosos fizeram, colocaram a tradição acima do homem que precisava de ajuda.
Vejamos como tem sido nosso comportamento e se temos sido sensíveis para enxergar as necessidades da obra de Deus.
Deixe seu comentário, estou lendo todos os comentários desta série, se tem uma experiência para contar, talvez sirva de ajuda para outras pessoas, e quem sabe dá um post?


Exemplo de servo – Ele apreciava
 “E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.
E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de unguento? Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra.” Marcos 14:3-6
O Senhor Jesus apreciava cada gesto de amor e fé que tinham para com Ele. A ação desta mulher, ainda que aos olhos humanos pareceu um desperdício ou uma atitude desnecessária, Ele recebeu de bom grado, vendo a intenção dela em demonstrar seu amor, gratidão e consideração.
Com certeza Jesus se comoveu com a apreciação que ela demonstrou para com Ele, assim como apreciou, e muito, seu gesto de generosidade.
Na obra de Deus, em casa ou até mesmo no seu meio de trabalho, você convive com várias pessoas, entre elas existem aquelas que te expressam gestos de carinho, são sensíveis às suas necessidades, te ajudam, e às vezes até se sacrificam por você.
Vamos refletir:
·         Consegue apreciar o que as pessoas fazem por você?
·         É agradecida, valoriza o esforço e amor que lhe demonstram através de grandes ou pequenos detalhes? Ou pensa que não fazem mais que sua obrigação em servi-la?
·         Você gosta de ser apreciada quando faz algo por alguém, mas tem muita dificuldade em apreciar?
·         Você só aprecia quando a pessoa supera as suas expectativas?
·         As casadas apreciam seu marido?
·         As mães apreciam seus filhos?
·         Filhos apreciam seus pais?
·         Esposa de pastor, você aprecia as demais esposas que trabalham com você?
·         Você sabe apreciar o esforço do pastor auxiliar que ajuda o seu marido?
·         Você aprecia seu líder?
·         Você aprecia tudo que Deus faz por você?
Apreciar também é servir, pois você está demonstrando à pessoa sua satisfação, seu agradecimento e seu amor. Essa apreciação provoca uma atitude de nossa parte e isso serve aquela pessoa que se sente querida e amada.
Ao contrário de todos que estavam na casa, Jesus soube apreciar. E você ?
Se não costuma fazê-lo, que tal começar agora? Aprecie alguém, mande uma mensagem, agradeça, mostre seu carinho, fale, tome uma atitude que mostre sua apreciação.
Beijos a todas!



Nada de competições
 “Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior.
E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.” Marcos 9:35
Jesus sendo o filho de Deus, Rei e Senhor nunca se gabou disso, alias muitas vezes Ele pedia para não comentarem Seus feitos, pois muitos não iriam aceitar e isso iria atrapalhar a Sua missão.
Viveu neste mundo de maneira surpreendente, todos esperavam um Messias com vestes de um rei, uma coroa de brilhantes, morando num palácio com muitos servos. Ao contrario de tudo isso, Ele era simples, andava entre os desfavorecidos, não estava preocupado em receber glória ou ter posição, Ele veio para salvar, não para reinar. Embora reine no coração de todos os que O amam.
Infelizmente na obra de Deus temos visto servos desorientados, sem foco, competindo por um titulo, uma posição, um status.
Totalmente desviados do proposito para o qual foram chamados, vivem frustrados esperando uma “oportunidade”, um reconhecimento, um aplauso.
Fazem a obra tristes, sem motivação, pois seus olhos estão postos nas coisas terrenas e não nas eternas, postos em si e não nas almas.
As disputas se tornam o incentivo do dia a dia, a luta por conquistar uma posição mais elevada, uma responsabilidade maior começam a ofuscar a visão do servo de Deus e então começa a sua ruina.
Quando está num lugar do seu agrado, que aos seus olhos é bom e merece estar, então da o seu melhor, se vai para um lugar que não supera as suas expectativas, trabalha desanimado, não da o seu melhor, e vai empurrando com a barriga mostrando assim que não serve a Deus mas a si mesmo.
Muitos pensam que seu sucesso depende da amizade que façam com pessoas que podem “favorecê-la” e tirando sua fé de Deus a colocam nessas pessoas, então fazem de tudo para agradá-las, servi-las, não as decepcionarem para não perderem a chance de receber algum beneficio.
Nosso exemplo de servo não gostava de competências, quando Ele se apercebia desse tipo de atitude entre os discípulos, logo dizia que aquele que estivesse preocupado em ser o maior ou o primeiro será o servo de todos.
Há quem ainda não tenha alcançado este nível espiritual e por isso vive fora dos propósitos de Deus, em lugar de servo tem sido senhor, sua preocupação não é servir e sim aparecer.
Você nunca irá conseguir as coisas espirituais através de meios carnais, e se alguma vez conseguir algo desse modo você sabe que não veio de Deus e por isso irá perder, pois cada um conhece suas intenções e motivações.




Ele era humilde
 “E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.” Marcos 10:18
O Senhor Jesus era realmente bom, santo e justo, mas Ele queria que as pessoas reconhecessem Deus como bom, se colocando em lugar de servo, sendo humilde mesmo sendo o Filho de Deus.
Mas vemos hoje muitas pessoas querendo provar a todo custo que elas são “boas”, o quanto “arrebentam”, quão “grandes obras” elas fazem e aí que mora o perigo.
Analise o que isso pode acarretar:
·         Orgulho que é uma altivez de espirito.
·         Arrogância, pensa que é superior aos demais e insubstituível.
·         A pessoa começa a se achar “a tal”, melhor nunca houve nem haverá.
·         Se não é reconhecida, fica revoltada e/ou desanimada, afinal ela é tão boa, como ninguém vê isso?
·         Gosta de ser elogiada e notada.
Observe que tudo é voltado para si mesma, sem vigiar esses sentimentos ruins e impuros começam a tomar conta e contaminar seu interior.
João Batista disse: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua.” João 3:30
Essa é a posição dos servos, embora há quem tenha modificado esse versículo para: “é necessário que eu cresça, não importa quem diminua para que isso aconteça”.
Cuidado! O orgulho se apresenta disfarçado, ele é cheio de razões e argumentos, mas não esquece, ele é contra ti e para te prejudicar.
Não corra atrás da glória deste mundo, lute sim por aquilo que é eterno.
Entenda que não estou dizendo que você não deve ser boa naquilo que faz e no seu serviço na obra de Deus, claro que deve, o que estou dizendo é que não deve se orgulhar disso e se achar o máximo, ou a tal. Penso que captaram o espirito.
Nosso exemplo de servo é humilde e nós devemos ser como Ele.
Espero que ao final desta serie estejamos bem mais parecidas com o Senhor Jesus, seguindo Seu exemplo em tudo.
Deixe-nos a sua experiência!





Ele não se justificava

 “E, levantando-se alguns, testificaram falsamente contra ele. E, levantando-se o sumo sacerdote no Sinédrio, perguntou a Jesus, dizendo: Nada respondes? Que testificam estes contra ti?

Mas ele calou-se, e nada respondeu.
 O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?
E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.
E o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que necessitamos de mais testemunhas?
Vós ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o consideraram culpado de morte.” Marcos 14:57-64
Jesus sendo falsa e injustamente acusado não abriu a boca para se justificar contra aquelas injurias, Ele não estava preocupado em provar nada a ninguém, pois confiava que Deus era quem O justificava. No entanto quando O questionaram acerca de quem era, Ele respondeu com a verdade.
Agora imaginem a cena se diante do sinédrio Jesus fica alterado e começa a sua defesa; “Eu não fiz nada disso; Eu só tenho ajudado as pessoas; eles são uns mentirosos; eles não gostam de mim e por isso inventam essas coisas; são uns endemoniados; que caia fogo do céu e mate todos eles. Você não imagina uma cena assim, não é mesmo? Pois é, mas será que não é assim que tem agido diante de situações similares?
Na obra de Deus com certeza você também irá passar por injustiças, mal entendidos ou até mesmo falsas acusações.
Nesses momentos muitos se rebelam, querem defender-se, fazer justiça com as próprias mãos e jogam até pragas em quem levantou tamanha falsidade.
Ficam desesperadas, angustiadas e até desnorteadas, afinal ser acusada de algo que não se cometeu dói na alma. Jesus passou por isso e manteve-se calado.
Sempre que a pessoa em seu desespero quer justificar-se é o mesmo que deixar Deus de lado e tomar a frente da situação. Ao contrário de quando ela confia todo aquele cenário nas mãos de Deus e deixa que Ele a justifique.
Evidente que quando se lhe é perguntado, ela vai responder com a verdade, como fez Jesus, de outro modo terá que saber esperar em Deus, ainda que durante essa espera você sofra, passe vergonha, sinta-se humilhada, receba olhares de julgamento ou desprezo, terá que ser forte para enfrentar.
Se durante o processo sente raiva, frustração, está cansada, pensa que Deus está lento, que nada acontece; mais uma vez você demonstra que não confia.
A realidade é que você não entrega o comando na mão de Deus, você quer conduzir e tem se espatifado.
Como tem reagido às acusações e injustiças? Quem está no controle, você ou Ele?
Deixe seu comentário e seja sincera na sua resposta, este já será o primeiro passo para reconhecer, chamar as coisas pelo seu nome, e entregar de vez o controle de sua vida a Deus.

Dna Tânia Rubim
Série Exemplo de Servo






Tudo começou quando comecei a ver as situações acontecendo no meu dia a dia e questionar a Deus, tipo: Fulano ficou doente... mas por que Deus? Ele estava na fé! Não é justo!

Ah, aquela senhora que estava firme e nos ajudando, saiu da igreja, não quer vim mais... como assim Deus? Por que???
Daí se expandiu também pra própria vida: Meu Deus! Tenho sido fiel, tenho te servido e por que as coisas estão assim? Eu não aceito! Parece que tudo está errado! Parece que não tem fim as dificuldades, como assim Deus? Me faça entender! Me explica de uma forma humana, Senhor?


Me tornei incrédula, orava, jejuava, fazia votos, trabalhava nas reuniões, mas queria primeiro saber o porque de tudo o que estava acontecendo pra depois crê, e isso foi me afetando, pois participava das reuniões na igreja e quando o pastor ou bispo falava: se você está em pecado confesse pra Deus, entregue no Altar, meu coração disparava mas pensava, meu Deus por que meu coração está batendo forte? eu não estou em pecado, não estou roubando, não estou me prostituindo, não estou fazendo nada de errado, o que está acontecendo? Pois é, eu não estava enxergando que o pecado que carregava era um dos piores que aborrecia a Deus.

Só me dei conta quando a incredulidade foi tomando lugar nitidamente, mas mesmo assim não me dava conta, foi quando pedi a Deus que Ele fizesse enxergar aquilo que eu não estava vendo, e foi um choque pra mim saber que eu estava aborrecendo a Deus, atrapalhando os planos dEle por achar que eu tinha o direito de saber o porque de tudo, tipo Deus eu te sirvo pelo menos me serve esclarecendo as coisas?
Não podemos explicar Deus, só precisamos andar por fé, o sobrenatural não se explica, e é muito além do que achamos. Depois que descobri isso, veio mais coisas relacionada com a incredulidade que na próxima semana estarei compartilhando com vocês. Por agora, se você está nesta situação, se resolva com Deus enquanto a tempo! “… visto que andamos por fé e não pelo que vemos (e não questionando a Deus).” (2 Coríntios 5.7)





A intensão era boa! Acreditem! Eram coisas básicas como: era dado algo pra mim fazer, passava em claro a madrugada toda, forçando a mim mesma que eu não podia dormir sem terminar(já estava desgastada, mas não dava o braço a torcer), é normal em vez em quando você ficar até tarde em fazer algo importante, mas sempre? Não!


Tinha dias que passava a noite em claro, pois meu cérebro não parava de funcionar! E eu forçando que tinha que dormir! Durante o dia tomava café toda hora pra não ter fome e nem sono pra não parar de trabalhar e poder terminar o que tinha, e tudo era pra Deus, né? Então tinha que ser o melhor! Mas no fundo, eu não estava servindo a Ele, mas sim, ao meu ego! Ego de terminar tudinho e respirar: Ah! Eu consegui! Fiz meu melhor! Enquanto muitos reclamam, eu executo pra ti Senhor! hoje vejo como eu era pobre e não sabia!


Esquecia de perguntar se aquilo que eu estava fazendo era a vontade de Deus, na verdade eu achava que era a própria vontade de Deus afff, e isso me fazia ser uma pessoa ansiosa, onde se eu não executava as coisas no meu dia a dia, então ficava estressada.
A ansiedade não é só temer o futuro mas é tomar o lugar de Deus! É querer provar uma capacidade que não existe, é não ter paciência de espera-Lo. Por isso as pessoas tem ficado doentes nos dias atuais, depressivas, por querer alcançar as expectativas dos demais, querem carreiras pra dizerem eu fiz história! Você pode fazer sua carreira, pode se superar mas coloque Deus em seus objetivos primeiro.

Hoje até pra limpar um banheiro, pergunto pra Deus: Senhor como é que o Senhor quer que limpo? Tudo faço pra Ele! As vezes quando recebo uma notícia: tem que fazer isso ou aquilo, até vem de imediato o desespero, e agora? o que vou fazer? daí, paro e penso o que o Senhor quer que eu faça?





Se você é uma pessoa ansiosa a ponto de estar prejudicando sua saúde física e Espiritual, cuidado!!! Todo excesso esconde uma falta. continua semana que vem…. 






Vimos e vemos muitos maus testemunhos, e se não vigiamos, ao invés de observar, aprender com os erros dos outros e proteger a nossa Salvação, sem perceber observamos, e blindamos a si próprio! Sabe como? não vou confiar em mais ninguém! não vou ajudar mais ninguém antes de saber qual é a intenção da pessoa, não vou me aproximar mais de ninguém, não vou ter mais amizades, não vou mais dar pra quem me decepcionou, quero distância! Eu pensava assim! achando que estava protegendo a minha Salvação, mas na verdade estava protegendo o meu eu, por medo. E isso só me atrasou espiritualmente, pois comecei a ter aquela desconfiança de tudo e de todos.


Deus não pode fazer a obra dEle em nós quando somos malíciosos, pois talvez, quem um dia humanamente te decepcionou se arrependeu, e Deus coloca novamente a pessoa pra você ficar perto dela e ver a mudança, e aprender com ela e ela com você, mas a malicia nos afasta de Deus, nos afasta de ser servas dEle e assim, não tem como o Espirito Santo ter a liberdade de nos usar.


Daí você me pergunta: mas se a pessoa te decepcionar novamente por ter dado uma chance de estar com você? eu te respondo: Jesus desprezou Judas? Ele tentou salvar Judas até o último momento!


Os maus testemunhos e decepções não são pra que nós tenhamos olhares de desconfianças para tudo e todos e sim, para aprender que precisamos estar em alerta e proteger a nossa Salvação. Ainda que as pessoas te decepcione 70X7 não temos o direito de julga-las e sim seguir o Exemplo do Senhor Jesus. Quando decidimos ter bons olhos mesmo que a situação não seja como queríamos que fosse, Deus sempre dará o livramento e sempre vamos aprender algo. Não se canse de dar mesmo sem receber!



Tem este vírus aí dentro de você? Vomite ele pra Deus hoje! e seja curada pra servi-Lo. Continua semana que vem…



Lava, o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos? Jeremias 4.14 



Como me dei conta que me achava insubstituível? Bom, nunca achamos que somos “a última bolacha do pacote” (é o que pensamos), mas me achava justa de pensar que somente o que eu fazia, o que eu falava, o que eu pensava era o certo, era a forma que Deus se agradava, mas não.



Me dei conta quando isso começou acontecer com muita frequência nos meus pensamentos, tudo que todos faziam, eu ficava criticando em minha mente (sem ninguém ver), e depois que as pessoas saíam do ambiente, eu ia lá e fazia tudo de novo, 'achando' que do meu jeito ficaria melhor, pois Deus se agradava do meu jeito de fazer as coisas (ridículo né?). Foi então que Deus me revelou que cada um tem a chance de dar o seu melhor para Ele, e muitas vezes, o nosso pensar que o nosso melhor pra Ele é o melhor do que todo mundo, se torna lixo pra Deus.
Quando servimos a Deus não somos as mais e sim somos as menores das menores e isso custou muitos anos pra mim entender, pois achava que eu já era esse melhor e desconhecia este menor pois pra mim já estava incluído.


Este pensamento de querer fazer o melhor as vezes tem uma intenção errada sem perceber, por isso precisamos sempre avaliar a si próprio: por que isso ou aquilo que vou oferecer a Deus está tirando a minha paz? Se está tirando é porque não é só pra Deus, tem algo mais e geralmente tem o ego lá. Pois quando fazemos pra Deus, não há exageros, nervosismos, mas há uma paz e você ver a mão de Deus em tudo! É lindo gente servir e fazer o melhor pra Deus, junto com Ele!



Nós não somos nada! Precisamos sempre fazer o melhor pra Deus e saber apreciar os que os outros fazer também. Talvez acontece de percebermos algo de outros que poderião ser melhor, então o nosso dever é apontar com muito pesar e ensinar.
Quando você aprende a não se achar insubstituível, você aprende a confiar mais que está obra é de Deus, que tudo é dEle e não somos nós que achamos isso ou aquilo, se Deus colocar alguém em nosso lugar que 'achamos’ que não tem nada ver, lembremos que assim como Deus nos usa de uma forma, Ele também usa de outras formas os demais, e Ele sabe o que está fazendo.




Sabemos que a Obra é de Deus, né? Mas, insistimos em achar que mesmo sendo dEle, o que acaba prevalecendo é a nossa maneira, o nosso jeito, o nosso desejo e assim vai... Por isso, que a obra dEle não pode ser completada em nós, pois estamos vivendo sem perceber servindo há dois senhores. Foi isso que me dei conta alguns anos atrás, e foi libertador! porque até o dia de hoje, e não será diferente, o Espírito Santo vem revelando em tempo em tempo o que eu tenho que deixar de servir a mim mesma, e sabe como isso tem acontecido? Quando eu mudei a minha visão pela obra de Deus.


Aprendi que se eu faço a obra de Deus, então ela é dEle e não minha, e isso fez uma enorme diferença em minha vida com Ele, pois tudo ficou muito simples e claro em entender o que Ele quer. Deus só quer que obedecemos a Ele, o tempo que vai levar, a forma que será, o que vou perder ou ganhar, não é da minha conta e sim, tudo faz parte do plano dEle.


Hoje na minha vida isso tem sido glorioso! Pois não há mais complicações, ansiedades, expectativas dentro de mim, porque eu entendi o meu papel neste mundo. E é assim que tenho vivido, só em obedecer a Ele! Se algo acontece e eu não tenho explicações, daí já penso: Deus quer que eu elimine algo de mim mesma, então bora trabalhar! Não fico mais por que isso?? Ou tentando desvendar o mistério na minha cabeça kkkk não! Simplesmente, agradeço o cuidado dEle por mim.


Deixe de servir a si mesma todos os dias, aprenda mais sobre a Obra de Deus e só obedeça em qualquer situação, e você servirá somente um Senhor que é o Senhor Jesus.


Dona Grace Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário