Coração ofendido

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4.23   



Durante o jejum de Daniel tive a inspiração de escrever sobre o coração, por ver tantas pessoas a anos dentro das igrejas, fazendo tudo certinho mas longe de Deus por terem seu coração sujo e repleto de sentimentos ruins.
Vemos que é uma armadilha que o diabo tem usado dentro da igreja para destruir as pessoas.
Acontecem tantas coisas que o coração vai sendo contaminado com magoas, ressentimentos, ódio e por ai vai. Estes sentimentos são como dentes afiados que vão comendo o seu coração até não restar nada mais.
Veja se não é assim: “sinto-me desprezada”, “sinto-me injustiçada”, “sinto-me traída”, “sinto-me ofendida”, etc.
Sinto, sinto, sinto, nunca vi lugar para sentir tanto como o coração, é incrível como ele gosta de sentir e alimentar coisas ruins.
Leia a seguinte palavra que eu só vim entender realmente uns anos atrás, pois quando lia não trazia a responsabilidade para mim.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Proverbios 4:23
Ele deixa bem claro guarda o teu coração, cada um tem que guardar o seu, pois a pessoa é quem decide se vai deixar entrar sujeiras no seu coração ou se está disposta a mantê-lo limpo. Sem coração limpo não ha vida.
Quando você se liberta dessas coisas, você fica  leve, é um peso que sai.
Não se esqueça, não estamos aqui para avaliar o coração dos outros e sim para cuidar do nosso.
Vamos falar da ofensa, magoas, como perdoar, como se limpar diante de Deus.
Acompanhem esta serie, não perca nenhum artigo pois creio que não será mais a mesma depois dela.
Tânia Rubim

Estou muito ofendida



Oi meninas, hoje não temos um video resposta, mas semana que vem, vou ensinar-lhes como arrumar a mala, se preparem! Vamos ler sobre o coração ofendido agora.A maneira como você reage a uma ofensa vai determinar seu futuro. Isto tem sido uma armadilha do diabo para destruir aqueles que são Deus.
A pessoa se envolve tanto com esse sentimento que todas as suas energias se vão aí, ainda mais quando vem de parte de alguém da mesma fé, nesses casos a ofensa se torna como uma traição.
Não pensem que isto acontece somente no trabalho ou em casa, acontece dentro da igreja, entre obreiras, esposas de pastores, membros, etc.
Quanto mais estreita for a relação maior é a ofensa, pessoas que se odeiam são aquelas que um dia foram próximas.
A razão é uma só: somente aqueles que lhe importam são capazes de feri-lo, pois você tem uma maior expectativa acerca deles, afinal de contas você deu mais de si para eles.
Tudo isso nos deixa vulneráveis à raiz da amargura.
E assim o diabo vai entrapando suas vitimas, e quando a pessoa está enganada, ela pensa estar certa, mesmo quando não está.
As vezes a pessoa se sente tão ofendida por simples deduções ou rumores, nem é algo totalmente real, claro que sabemos que ha situações em que realmente a pessoa foi ofendida, mas guardar magoa não é o melhor caminho.
Se a sua opção é esconder a ofensa num manto de orgulho, a situação piora, pois o orgulho não nos deixa enxergar a nossa verdadeira condição e isso impede a mudança, o arrependimento e a libertação desse sentimento.
O orgulho faz que nos vejamos como vitimas e então falamos “fui traído, maltratado, tenho razão para me sentir assim, qualquer pessoa no meu lugar faria o mesmo”.
Sim qualquer pessoa que não está preocupada em estar pura diante de Deus.  
Atitude: estar preparado contra as ofensas, pois nossa reação determina nosso futuro, não porque fomos maltratados podemos nos agarrar à ofensa.
Livre-se disso agora.

 Ele é mole ou duro?


Hoje quero falar de um versículo que vai ajuda-las a entender melhor a sua condição interior, cada assunto que estamos abordando é para você meditar e compreender se você está nessa situação, pensando que tudo está bem porque não comete pecados, mas o interior está podre.
“aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.” Apocalipse 3:18
Deus não se refere a nada material neste versículo, não tem nada a ver com riquezas materiais.
Ele manda comprar ouro refinado, porquê?
Que palavra forte, estava lendo uma explicação sobre o ouro e quero compartir com vocês.
O ouro por si só é maleável e puro, quando ele se mistura com outros metais ele se torna mais duro e corrosivo.
Quantos mais metais estranhos se misturem no ouro mais duro ele fica.
O coração puro é maleável para Deus, já quando permitimos que entrem sujeiras, coisas estranhas, como magoas, ressentimentos, ódio, ele se torna duro, a pessoa se torna grosseira, perde a ternura e fica insensível.
De repente você está assim, até trata mal a pessoa que a ofendeu, é grossa com ela, a despreza, se tem oportunidade faz ela se sentir mal, você não rouba, não mente, não mata, mas olha só as suas atitudes com as pessoas.
Desse modo as suas vestes ficam sujas e contaminadas, por isso Deus manda comprar vestes brancas, representando a pureza. De outro modo essas coisas feias que carregamos dentro vão aparecer do lado de fora e todos verão, será a vergonha da nossa nudez, pois estamos despidos de pureza.
Finalmente Ele fala do colírio, que serve para limpar os olhos, ademais de tratar de outras doenças. Quando a pessoa está mal, ela não consegue ver a sua real condição espiritual, então ela precisa enxergar dentro de si, bem profundo e ver o que precisa mudar. Como se costuma dizer quando queremos que alguém veja o que está acontecendo e a pessoa parece estar cega, “abre os olhos”.
Veja que Deus ordena “comprar” essas três coisas, significa que devemos pagar um preço, é o sacrifício de lutar contra as impurezas, de não aceita-las, de removê-las do seu interior, custe o que custar.
Faça uma revisão com telescópio agora no seu coração.


Amor verdadeiro X Amor reles



A pessoa que é carnal vive no  amor “sentimento”, já sabem aquele que vem do coração e não no amor de Deus, que é racional. Veja quantas vezes damos nosso amor a alguém, e por não sermos retribuídas ficamos ressentidas e nos sentimos ofendidas.
“Poxa me esforço tanto, mas ela é dura, não retribui meu carinho, não quer ser minha amiga, não me dá a mínima atenção, faço tudo pra ela e só recebo desprezo e indiferença.”
Mais uma seta do diabo querendo sujar o coração.
Mas quando usamos o amor de Deus, não vamos passar por esse bombardeio de pensamentos, pois vamos amar sem esperar nada em troca.
Esse amor “sentimento” que normalmente os seres humanos usam é o mesmo “sentimento” com que odeiam, se sacrifica por amor e também mata por amor, veem como não vale nada?
Jesus nos amou sem esperar nada em troca, aliás aqueles que lhe fizeram tanto mal foram os mesmos que Ele perdoou na cruz, imaginem se estivesse esperando ser amado e ficasse ofendido por ser tão bom e as pessoas o tratarem tão mal, Ele sempre mostrou o amor de Deus, puro e verdadeiro.
O melhor amigo o abandonou, Judas o traiu, Jesus cuidou deles e no fim estava só.
Não é assim que acontece? Creio que já aconteceu com todos, ser traído por uma pessoa especial, abandonada por uma amiga, odiada por quem se deu amor, mas preste atenção, Jesus os perdoou, mesmo sem eles terem pedido perdão.
Se temos expectativas em relação às pessoas elas podem nos desapontar, mas se não esperamos nada de ninguém, tudo que damos será uma benção.
Não se esqueçam, quanto mais esperamos das pessoas, maior é o potencial para a ofensa e a decepção.
Vá entendendo e guardando os passos para limpar o seu coração.
Conte-nos a sua experiência.


 A fortaleza



Quando a pessoa está magoada ela logo cria uma proteção ao seu redor, ela se enjaula para ninguém entrar. Não vai permitir de jeito nenhum que aqueles que a magoaram se aproximem dela, vai evitar que outras pessoas que possam feri-la se acerquem e finalmente vai-se fechar dentro de si como se fosse uma fortaleza.
Na sua maneira de ver, assim você corre menos riscos de ser ofendida ou machucada, e desse modo vive presa dentro de si, não quer mais ter amigas, tem medo de um novo amor, não confia em mais ninguém, está bem protegida contra tudo e contra todos, mas tem um detalhe, também está sozinha, triste e magoada.
Desse modo só damos entrada aqueles que cremos serem nossos amigos de verdade e como temos tanto medo de sofrer uma decepção nem nos atrevemos a sair da nossa fortaleza, pensamos que o melhor a fazer é não arriscar.
Agora todas as energias são focadas em guardar o interior, não contra os sentimentos ruins, pois eles seguem aí, mas das pessoas, não permitindo que ninguém a machuque, mas isso provoca que a pessoa não possa dar o amor incondicional, que permite aos outros te machucarem e então o amor de Deus se torna frio em sua vida, e quem não da não recebe.
Você fica tão retraída e fechada em seu mundo, isso faz que sempre arrume uma justificativa para a sua condição, porque na verdade não consegue perdoar e aí está o problema.
E não estou falando de pessoas lá de fora, mas pessoas que estão na igreja, obreiras, esposas, são todos aqueles que estão nessa condição sem importar a posição que ocupam.
Obreiras magoadas com outra obreira, esposas de pastor tristes uma com a outra, pessoas que fazem a obra ou estão na igreja mas carregam coisas dentro de si por anos e anos. Coisas que de verdade a magoaram e prejudicaram e outras coisas bobas que a pessoa fica alimentando dentro dela que só corroem o seu interior.
Falaremos disto mais adiante.
“A sua fala era macia como manteiga, mas no seu coração havia guerra; as suas palavras eram mais brandas do que o azeite, todavia eram espadas desembainhadas.” Salmos 55:21
Creio que este versículo mostra bem o que estamos falando, você pode por for a aparentar brandura, mas você sabe o que ha no seu coração.
Não se enganem amigas, meditem nisto.
Alerta: O mal quer enganar, isso é um fato, e quem será enganado?
Os escandalizados e ofendidos que esfriaram seu amor.
A serie continua…


 Como não odiar?


“A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.” Romanos 12”17

Hoje gostaria de falar de um exemplo da bíblia que nos mostra claramente o que é o perdão. Não vou falar de Jesus, para que não digam que Ele era o próprio Deus e por isso teve essa condição de perdoar, vamos falar de Jose do Egito.
Todas já conhecem a historia, ainda à pouco tivemos a oportunidade de vê-la na Record. José era um homem comum como nós, ele sofreu muito quando seus irmãos por inveja o venderam como escravo.
Agora imaginem nascer escravo já é terrível, mas a pessoa ter tudo, ser herdeira de uma fortuna e de repente virar escravo num país estrangeiro e sem direito a nada, era mais terrível ainda.
Quem virava escravo seria escravo até morrer, assim como a esposa e os filhos. Imaginem ser vendido pelos próprios irmãos, será que tem dor pior do que essa?
Para piorar a situação, depois de se ter negado a satisfazer os desejos de uma mulher sedutora, esposa de seu dono, foi preso injustamente, acusado de algo que não cometeu. Meu Deus quanta dor e sofrimento, a bola de neve crescia, parecia um túnel sem saída, sem esperança.
Eu posso imaginar o que passava por sua cabeça, num lugar sujo e frio, comendo mal e lembrando da casa de seu pai, onde era um príncipe.
Agora me digam: Qual seria a reação natural, de um coração carnal? Ficar com muita raiva, afinal motivos não lhe faltavam, odiar seus irmãos por serem tão maus e injustos e viver amargado até à morte.
Até nós quando vimos a serie pensamos isso “como podem ser tão malvados? Mereciam um castigo.”
E quanto a Deus, porque estaria permitindo que seu servo fiel passasse tudo aquilo, como entender tamanha situação, seria fácil culpar a Deus também.
Claro que se Jose tivesse optado por esse caminho, o final não seria o mesmo.
Ele apenas creu na promessa de Deus e não permitiu sentimentos destrutivos entrarem no seu coração, embora não entendesse o que estava acontecendo nem a maldade das pessoas, isso fez toda a diferença.
E no nosso caso, como tem sido? Pois é muito fácil culpar os demais por nossos problemas, por aquilo que não conseguimos alcançar, veja como tudo isso vem de um coração magoado.
É mais fácil guardar ódio e pensar:  “afinal tenho todos os motivos para isso, ele me paga, tomara que morra, por causa dela estou nesta situação, tudo estava indo tão bem e por causa dela estou penalizada, destruída”, têm sido estas as suas palavras?
Pense comigo, acaso algum homem pode mudar o curso da sua vida? Alguém pode deter a visão que Deus te deu?
Podem até tentar como os irmãos de Jose tentaram se desfazer dele, impedir o sucesso dele, mas Deus estava no controle e Ele seria o único que pode decidir seu futuro.
Jose se livrou da ofensa e por isso o plano de Deus se cumprir na vida dele e dos irmãos, de outro modo ele teria morrido no calabouço.
E você? Tem feito justiça pelas próprias mãos, tem usado a vingança? Livre-se dessa prisão, esses sentimentos ruins só estão lhe destruindo.
Não se esqueça você sempre tem duas opções, ficar ofendido e desse modo dar liberdade ao diabo de agir ou se livrar da ofensa e permanecer no proposito de Deus.
Se você é de Deus tudo que acontece em sua vida Deus da um jeito de te abençoar, ainda que o mundo não queira!
Ou será que o nosso Deus fica sem opção, eu não li na bíblia Deus dizendo, “E agora os irmãos de Jose o venderam, não era esse o plano” ou “meu servo foi preso, inventaram uma mentira gravíssima contra ele, como faço agora?”
Não minha amiga, Deus é Deus, Ele sempre tem como reverter a situação, ainda que a seus olhos não tenha jeito, para Ele tem, não se preocupe, apenas mantenha seu interior limpo, o demais Ele fará.
Veja as palavras de Jose, como ele entendeu a mão de Deus:
“Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito.”
Genesis 45:5-8
Até ao proximo post, que será o ultimo desta série.




A hora da verdade (ultimo)




“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.” Mateus 5:23-24Chegou a hora da verdade, você decidiu limpar seu coração e não alimentar mais sentimentos destrutivos que so têm afastado você da presença de Deus e feito de você uma pessoa débil e fraca.
Então começa a luta, você já está decidida e começa a orar pela pessoa, só que o diabo não quer que você a perdoe, então sempre que você vai orar por ela, ou decide se aproximar, vem na sua mente o que ela lhe fez ou disse.
Começa a batalha nos pensamentos, “eu já decidi perdoar”, “mas olha o que ela me fez, poxa como pode, doeu muito”.
Amigas, vamos deixar de sentimentos e emoções, você tem que fazer o que é certo, vocês veem que é tão serio este tema, que Deus diz, não faças oferta no altar até te reconciliares com teu irmão.
Não importa se a pessoa merece ou não, faça por você mesma, você merece? Então pense na sua salvação, pense na carga desnecessária que está carregando e que so lhe tras problemas e tristezas.
E a vingança? E a dor que eu sinto? E tudo que eu sofri?
Deixe isso a Deus, vai sofrer muito mais se continua apegada ao ódio, vai-se tornar uma pessoa desagradável, amarga, áspera, azeda, se continua nutrindo essa praga do ódio e da magoa.
Onde está a sua ternura? A sua alegria? O seu sorriso?
Desapareceu, essa pessoa que te feriu levou até o que de mais lindo você tinha, a sua doçura. Será que vale a pena tudo isso?
Você quando conheceu Jesus perdoou tanta gente que tinha te ofendido no mundo e agora que tem anos na igreja não quer perdoar a sua companheira obreira, esposa de pastor, líder espiritual ou quem quer que seja.
Como já falamos no inicio desta serie, a ofensa doi mais quando vem de pessoas da mesma fé, pois não esperamos tal coisa, mas o resultado é o mesmo, magoa é magoa e vai destruir do mesmo jeito.
Talvez você só precise de uma oração para tirar essa magoa, ou talvez você precise se aproximar da pessoa e falar com ela, faça o que tem que ser feito, é agora ou nunca.
Se está disposta a fazê-lo deixe o seu comentário e conte-nos como foi.
Quero saber se esta serie lhe ajudou.

http://taniarubim.com/category/serie-coracao-ofendido



Nenhum comentário:

Postar um comentário